RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS
ASSESSORIA EMPRESARIAL
Relações Governamentais é o trabalho desenvolvido por especialistas na construção de um relacionamento com o governo, com o objetivo de estabelecer com ele um diálogo contínuo para que se teçam sólidos e duradouros vínculos com os principais formuladores de políticas públicas, sedimentando assim um canal de comunicação com vias de mão dupla. O estabelecimento de um diálogo contínuo com o governo possibilita a identificação de oportunidades, a antecipação de riscos e, sobretudo maior participação no processo decisório estatal. Quanto maior essa participação, mais equilibrado, aberto e transparente o jogo democrático se torna.
O propósito dessa atividade é fazer chegar aos tomadores de decisão política ou agentes da administração pública com poder decisório a visão da empresa sobre determinados problemas ou procedimentos com o intuito de:
a) mitigar riscos econômicos, sociais, institucionais ou operacionais;
b) oferecer modelo mais equilibrado;
c) apresentar sugestões pontuais para o melhoramento da proposição;
d) apresentar fatos, dados e informações relevantes para a melhor compreensão do universo
sobre o qual a medida terá impacto, de modo a que o tomador de decisão pondere mais elementos na formulação de proposição legislativa ou política pública;
e) alertar para inconstitucionalidades, injuridicidades (inadequação ao ordenamento jurídico vigente), e má técnica legislativa ou de interpretação da legislação.
SERVIÇOS:
• Monitoramento das iniciativas de políticas públicas que positivamente ou negativamente afetem interesses dos clientes;
• Prospecção de temas e proposições legislativas em discussão e votação no Congresso Nacional;
• Planejamento, coordenação e execução de ações de defesa dos interesses do cliente;
• Identificação dos gestores da administração pública e/ou os decisores;
• Construção de argumentos ou advocacy;
• Definição da estratégia, normas e timings processuais;
• Identificação dos pontos negociáveis e dos pontos não negociáveis;
• Interlocução com autoridades e influenciadores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
• Formulação e implementação de um trabalho de comunicação pública eficiente;
• Proposição e acompanhamento de projetos especiais e procedimentos administrativos junto as Autarquias Federais e Estaduais; Agências Reguladoras e de Controles; Banco Central; Ministérios, Secretarias e Órgãos da Administração Pública Federal, Estaduais e Municipais.